Resumo do GP da China
O GP da China terminou muito depois de o último piloto cruzar a linha de chegada. Entenda os detalhes do que rolou.
Numa corrida que foi bem monótona e sem grandes novidades, o GP da China, o segundo da nova temporada da Fórmula 1, terminou com desenvolvimentos significativos após a corrida, que alteraram os resultados. Apesar do pódio não ter alterado, houve muitas mudanças nas posições de pontos. As inspeções pós-corrida levaram à desqualificação de três pilotos devido a infrações técnicas:
- Lewis Hamilton (Ferrari): No carro de Lewis, o bloco de proteção traseiro do carro estava em um nível considerado abaixo da espessura mínima indicado nas regulações (9mm).
- Charles Leclerc (Ferrari): O carro de Leclerc foi descoberto com um peso abaixo do mínimo exigido (800kg), faltando 1kg para alcançar a marca. Apesar do piloto ter terminado a corrida com alguns danos, o carro foi pesado com peças novas e ainda continuava abaixo do peso, pelo que a desqualificação era inevitável.
- Pierre Gasly (Alpine): Tal como Leclerc, o carro de Gasly também não cumpriu a especificação de peso mínimo, levando à sua desqualificação.
Resposta da Ferrari e da Alpine
A Ferrari reconheceu esses erros como falhas genuínas de cálculo e assumiu total responsabilidade. O time italiano lançou um comunicado em seus canais oficiais:
"Após a vistoria pós-corrida da FIA, ambos os nossos carros foram considerados fora dos regulamentos por motivos diferentes. O carro 16 foi encontrado com 1 kg abaixo do peso, e o desgaste do skid traseiro do carro 44 estava 0,5 mm abaixo do limite.
Charles seguiu uma estratégia de uma parada hoje, o que causou um desgaste muito alto dos pneus, resultando no carro ficando abaixo do peso. Com relação ao desgaste do skid do carro de Lewis, calculamos mal o consumo por uma pequena margem.
Não houve qualquer intenção de obter vantagem. Vamos aprender com o que aconteceu hoje e garantir que não cometeremos os mesmos erros novamente. Certamente não era assim que gostaríamos de encerrar o nosso fim de semana no GP da China, nem por nós, nem pelos nossos fãs, cujo apoio a nós é inabalável"
Quanto à Alpine, a única comunicação foi que aceita a decisão chegada na vistoria pós-corrida e que estão agora focados no GP do Japão.
Resultados finais
Como resultado dessas desqualificações, os resultados da corrida foram ajustados, promovendo os seguintes pilotos:
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Oscar Piastri (McLaren)
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Lando Norris (McLaren)
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George Russell (Mercedes)
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Max Verstappen (Red Bull)
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Esteban Ocon (Haas)
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Kimi Antonelli (Mercedes)
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Alexander Albon (Williams)
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Oliver Bearman (Haas)
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Lance Stroll (Aston Martin)
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Carlos Sainz (Williams)
Nessa nova qualificação, a Williams tem dois pilotos nos pontos (e Carlos Sainz vence seus primeiros pontos com a equipe), e a Aston Martin ganha pontos no GP da China com a entrada de Lance Stroll em nono lugar.
Lawson de saída e Tsunoda na Red Bull?
Em outras novidades, depois de um início desastroso do ano como segundo piloto da Red Bull, Liam Lawson não tem conseguido dominar o carro. Com sua melhor classificação sendo um 15º lugar neste último GP, certamente muito longe das expetativas do diretor da RB, Christian Horner, rumores já começam a circular sobre a possibilidade de Yuki Tsunoda subir à equipe principal, substituindo o piloto neozelandês no grid no GP do Japão.
Seria certamente uma decisão abrupta depois de duas corridas, mas já houve confirmação de algumas reuniões de emergência dentro do núcleo da Red Bull. Sem nenhuma confirmação oficial e com o GP do Japão em duas semanas, vamos ter mais novidades no decorrer da semana.